Zelensky e Trump assinam hoje acordo de minerais

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reúnem-se, esta sexta-feira, para formalizar um acordo estratégico sobre minerais. O acordo a ser firmado concede aos Estados Unidos acesso às vastas reservas minerais da Ucrânia, incluindo elementos estratégicos como terras raras.
Pelo acordo assinado, a Ucrânia destinará 50% da receita gerada pela exploração de seus recursos naturais ao fundo de reconstrução administrado em parceria com os EUA. Os activos incluem minerais, petróleo, gás natural, além de infraestrutura estratégica como terminais de gás liquefeito e portos.
No entanto, o tratado não inclui garantias formais de segurança, por parte dos EUA, algo que Kiev esperava como contrapartida. Em vez disso, os recursos minerais serão utilizados para recuperar parte dos gastos bilionários feitos pelos EUA, no apoio militar à Ucrânia, através de um fundo de reconstrução conjunto entre os dois países.
A decisão de Trump de priorizar acordos económicos em detrimento do suporte militar e diplomático tradicional tem gerado divisões dentro do Congresso e entre os aliados da NATO.