Mundo

Acidente de viação mata menor e fere sua irmã em Chongoene 

Em Gaza, uma menor  de seis anos perdeu a vida e a sua irmã, de 16  anos  de idade, ficou gravemente ferida,  na sequência de um acidente de viação, ocorrido, ontem,  na paragem senta-Baixo, comunidade de Venhene, no distrito de  Chongoene.

As irmãs de 6 e 10 anos de idade  vinham do Bairro 4 da comunidade de Venhene, em direção à escola primária de  Chongoene. Entretanto, o destino estava traçado para um dia trágico. Passavam 5 minutos depois das 7 horas e quem presenciou  o sinistro narra os factos.

“As crianças vinham do bairro quatro de Venhene para a escola. Com o número de carros que existem, a visibilidade é reduzida. Aquele  motorista andava mal e o acidente aconteceu por causa de ultrapassagem  irregular. O carro vinha a alta velocidade”, disse Alfeu Macamo

Sucede que o motorista da viatura  que seguia  o trajeto  Inhambane-Xai-Xai  teria tentado uma ultrapassagem irregular, na zona do Senta-Baixo e, na  sequência, atropelou e arrastou as menores por 15 metros. A menor de 10 anos de idade não resistiu ao embate e perdeu a vida no local,  a  outra de 6 anos foi socorrida para o centro de saúde distrital.  

“Aquelas crianças estavam a passar daqui eram três (…) o carro vinha a uma velocidade de 90 quilómetros por hora, o senhor não conseguiu diminuir a velocidade e bateu as crianças e foram parar lá embaixo”, esclareceu Matias Banze, testemunha do sinistro.

O centro de Saúde de Chongoene  confirma a entrada de uma paciente,  em estado grave, bem como o óbito. Medito Massinga, Director Clínico do centro de saúde de Chongoene diz que a paciente apresentava  várias fraturas e uma lesão grave na região da cabeça e, por isso, foi transferida para o Hospital provincial de  Xai-Xai.

“A menor apresentava um traumatismo no crânio encefálico moderado a grave e uma fratura completa fechada do fêmur direito. Referenciamos a paciente para o hospital provincial de Xai-Xai, para cuidados mais especializados”, avançou.

A falta de uma passadeira, bem como a morosidade no processo de transferência da paragem Senta-Baixo para a zona do mercado de Chongoene são apontadas  como causas do aumento de sinistros rodoviários naquele ponto da Estrada Nacional Número Um.

As autoridades da polícia de trânsito negaram prestar declarações à volta do sinistro. Com este  registo sobe de 27 para 28 o número de vítimas mortais por acidentes  rodoviários em Gaza.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo