
O Presidente norte-americano, Donald Trump, está desapontado com a falta de correspondência da Rússia e Ucrânia, no seu plano de estabelecer a paz entre as partes. Washington ameaça impor tarifas adicionais à Rússia, caso não estabeleça cessar-fogo até fim de Abril.
Resolver as diferenças entre Rússia e Ucrânia fazia parte dos objetivos da política externa da administração Trump, para os primeiros dias após a retoma da Casa Branca, mas tal, parece ser um objectivo ainda longe de ser alcançado.
Esta sexta-feira, a porta-voz de Washington disse que Donald Trump está frustrado devido à falta de consenso entre Putin e Zelenski.
“Como estas negociações estão em curso, obviamente não me vou adiantar ao presidente ou à sua equipa, mas penso que o presidente deixou bem claro que está continuamente frustrado com ambos lados deste conflito e quer ver esta luta terminar. Ele quer que a guerra acabe. Acreditamos que temos influência na negociação de um acordo, um acordo de paz, e vamos usar essa influência, e o presidente está determinado a levá-lo até ao fim”, disse o porta-voz.
A China decidiu aplicar tarifa de 125% sobre os produtos norte-americanos como resposta à guerra económica com os EUA, entretanto, a porta-voz da Casa Branca promete que tal não vai mexer com os americanos.
“Se a China continuar a retaliar, não será bom para si. Os Estados Unidos da América são a economia mais forte e melhor do mundo, como evidenciado pelos mais de 75 países, que pediram imediatamente à administração que fechasse bons acordos. Então, o presidente quer fazer o que é certo para o povo americano”.
Sobre o contexto Rússia e Ucrânia, Washington ameaça impor tarifas adicionais à Rússia caso não abra espaço para um cessar-fogo até o fim de Abril corrente.