Mundo

Oposição no Gabão reconhece derrota nas eleições de sábado

O opositor do brigadeiro-general Oligui Nguema, Alain-Claude Bilie-By-Nze, reconheceu esta segunda-feira a derrota nas eleições de sábado, mas afirmou que a vitória do adversário aconteceu em condições “opacas e duvidosas”. Alain-Claude Bilie-By-Nze teve 3,02% dos votos nas presidenciais no Gabão.

“Eu não ganhei esta eleição, mas será que o vencedor designado a ganhou de facto de forma justa?”, questionou o antigo primeiro-ministro e opositor de Oligui Nguema, denunciando o “enchimento de urnas” e a “supressão de votos” durante a contagem.

Brice Clotaire Oligui Nguema foi eleito à primeira volta com mais de 90% dos votos, 19 meses após o seu golpe de Estado em 30 de Agosto de 2023, segundo os resultados provisórios anunciados no domingo pelo Ministério do Interior.

Os outros seis candidatos não ultrapassaram 1% dos votos. A taxa de participação foi de 70,4%, segundo o Ministério do Interior, citado pelo Notícias ao Minuto.

O candidato Bilie-By-Nze não vai, no entanto, recorrer ao Tribunal Constitucional, que deverá confirmar os resultados provisórios nos próximos dias.

O Gabão, independente da França em 1960, formaliza com estas eleições o fim da dinastia Bongo, no poder desde 1967.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo