Jogos dos bancos centrais da SADC decorrem hoje e amanhã em Matutuine

Moçambique acolhe entre hoje e amanhã jogos desportivos dos bancos centrais da região da SADC, edição 2025, uma iniciativa que visa, além da competição, a troca de experiência entre os profissionais. O evento acontece no recém inaugurado complexo desportivo do Banco de Moçambique.
Angola foi a primeira equipa a desfilar na passarela preparada para as delegações, e coube ao anfitrião encerrar a marcha em grande.
Era o desfile dos funcionários dos bancos centrais ao nível da SADC, que entre sábado e domingo juntam-se no país para dois dias de jogos desportivos. O evento acontece em Matutuine, num ambiente que também serve de troca de experiências.
Dos 16 países da região, só seis estiveram representados no primeiro dia, numa intrusão entre desporto e cultura.
Dez modalidades entre colectivas e individuais colocam frente a frente homens e mulheres, que acreditam no impulsionamento da economia da região com base em troca de ideias.
“A oportunidade que este evento proporciona é que constrói relações mais fortes, e o que isto significa é que existe uma oportunidade de aprender uns com os outros sobre quaisquer outras intervenções que possam ser feitas para fortalecer ainda mais a economia. As diferentes economias estão aqui representadas, porque isso lhes dá uma oportunidade de aprenderem umas com as outras e de se construírem mutuamente”, disse Momendekadeka Muila, do Banco Central da Zâmbia.
A realização destes jogos dura há anos e já leva a marca de tradição da família da banca da região, tal como diz Rogério Zandamela, governador do Banco de Moçambique.
O evento que junta mais de mil e quinhentas pessoas desafiou a organização do Banco de Moçambique, que preferiu erguer próprias infraestruturas para o efeito, uma organização que alegra a África do sul.
A edição 2025 dos jogos da banca da SADC, acontece num ano em que o Banco de Moçambique completa 50 anos de criação e 45 da moeda nacional e encerra no sábado.