Chanaya Pinto coloca Benfica em sentido!

Páscoa abençoada para a basquetebolista moçambicana Chanaya Pinto, extremo que assinalou, no sábado, uma exibição monstruosa na vitória do Quinta dos Lombos sobre o Benfica, por 74-64.
A luz da ressurreição iluminou Chanaya Pinto que, fruto de 20 pontos, sete ressaltos, cinco assistências e sete roubos de bola (25,5 pontos de valorização), foi considerada a Jogadora Mais Valiosa (MVP).
A sua valorização foi de 25% durante os 36:53 minutos na quadra, tendo sido, de resto, a atleta mais utilizada pelo técnico José Leite.
Na quadra do Pavilhão Desportivo dos Lombos, a valorosa extremo concretizou um em três tiros exteriores (17% de aproveitamento), oito em 15 lançamentos de campo (53%) e um em dois na linha de lances livres (50%).
Os seus “targets” apontam, ainda, para cinco assistências, sete roubos de bola e dois “turnovers”.
Suraya Rijal, outra joia moçambicana que actua no Quinta do Lombos, contabilizou 10 minutos na quadra, tempo em que conseguiu um roubo de bola.
Neste duelo, que colocou o Quinta dos Lombos em vantagem de 1-0 no “play-off” das meias-finais, há a assinalar a exibição de Sara Joel Caetano.
A basquetebolista angolana contribuiu para a vitória do Quinta dos Lombos com 17 pontos, quatro ressaltos, uma assistência e cinco roubos de bola. Já Nahomis Hardy assinalou um duplo-duplo de 14 pontos, 11 ressaltos, uma assistência e três roubos de bola. Na formação do Benfica, destaque para Milica Ivanovic com 16 pontos, dois ressaltos, uma assistência e três roubos de bola.
Nas encarnadas, brilharam ainda Marcy Gonçalves (nove pontos, três ressaltos, duas assistências e um roubo de bola) e Raphaella Monteiro (20 pontos, quatro ressaltos, três assistências e um roubo de bola). O Benfica continua sem contar com os préstimos das bases Marta Martins e Inês Faustino.
O jogo 2 do “play-off” das meias-finais realiza-se no próximo dia 25 de Abril. Lembre-se que, em Março, o Quinta dos Lombos conquistou a Taça de Portugal de basquetebol feminino, tendo, curiosamente, vencido o Benfica (75-65) na final.
Maddi Utti, com 23 pontos, foi a grande figura da final e ajudou a formação de José Leite a vencer o jogo, que foi pautado pelo equilíbrio.
Esta foi a quarta Taça de Portugal conquistada pelo Quinta dos Lombos, que também já tinha vencido a prova rainha em 2010/11, 2019/20 e 2022/23.