Edil de Maputo exige maior celeridade na construção do aterro sanitário da KaTembe

O Edil de Maputo, Rasaque Manhique, exigiu maior celeridade na construção do aterro sanitário de KaTembe, no bairro Incassane, face à situação deplorável da lixeira de Hulene.
Rasaque Manhique visitou, ontem, o distrito municipal de Katembe, para acompanhar o grau de execução do Plano de Desenvolvimento Municipal. Durante a sua visita, o edil de Maputo lembrou as condições precárias da lixeira de hulene, pedindo, por isso, celeridade na construção do aterro em Katembe.
“Sabemos em que situação se encontra a nossa lixeira de Hulene e o que se vive lá, por isso, tem dias contados. Nós abraçamos esta causa de trazermos o aterro sanitário de Hulene para KaTembe, e foi um acto de coragem. Por isso, estamos aqui para encorajar os colegas, que estão dia e noite dedicados para que a construção do aterro sanitário de KaTembe aconteça de facto”, disse o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Manhique apelou ainda que os prazos estipulados administrativamente para execução dos trabalhos devem ser reduzidos.
“Por exemplo, se um concurso público levar um certo número de meses, sugerimos que este número de meses seja reduzido em função das burocracias que estamos a prever que existam. Temos de mostrar que nós queremos o aterro, e isso tem de ser com força e determinação”, explicou.
O assessor do Projecto de Transformação Urbana de Maputo, do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (PTUM – CMM), Hafido Abacassamo, referiu que a construção do aterro está orçada em cerca de 30 milhões de dólares, e corresponde a uma extensão de 60 hectares.
“Agora estamos no processo de compensações, e depois faremos o lançamento do concurso previsto para meados de Junho do corrente ano. Este é um concurso internacional por causa da sua complexidade”, avançou Abacassamo, citado pela AIM.
O Edil de Maputo dirigiu no início da sua jornada de trabalho, a Sessão Extraordinária do Conselho Consultivo do Distrito Municipal de KaTembe, no bairro Chali.