Naparamas entregam-se em Malema e pedem apoio do Governo

Um grupo de cerca de 50 homens que faziam parte dos chamados naparama entregaram-se às autoridades do Estado no posto administrativo de Mutuali, distrito de Malema, na província de Nampula.
Um feito que deixou o posto administrativo de Mutuali, no distrito de Malema, a voltar a registar a tranquilidade que não existia há quatro meses devido à presença de homens conhecidos por naparamas.
Alguns dos homens que faziam parte do grupo que desde Dezembro aterrorizava a população e enfrentava a autoridade do Estado, usando instrumentos contundentes, entregaram-se esta segunda-feira perante a população e o governador de Nampula, mostrando arrependimento pela violência que protagonizaram.
Os mesmos dizem-se enganados, mas afirmam que a sua motivação era legítima porque protestavam contra a exclusão social. E aproveitaram a ocasião para fazer pedidos ao Governo no sentido de olhar por eles e pela sua reinserção social.
O governador de Nampula, Eduardo Abdula, prometeu analisar os pedidos para dentro das prioridades de governação e garante responder algumas das necessidades elencadas pelos homens que se entregaram.
Ao todo são cerca de 50 homens, dentre eles há alguns idosos que combateram durante a guerra civil. Outro aspecto que chama atenção é que alguns são de Niassa e Cabo Delgado, não se sabendo se estão em Nampula desde Dezembro ou há mais tempo.