Secretário de Estado português visita o projecto Música Para Todos em Maputo

No passado dia 25, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, acompanhado pelo Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, pela Presidente do Camões, I.P., Florbela Paraíba, e outros membros da Delegação da Cooperação Portuguesa, visitaram o projecto Música para Todos.
De acordo com um comunicado de imprensa, a visita teve lugar nas novas instalações da Fundação MusiArte – Conservatório de Música e Arte Dramática, uma das instituições implementadoras do projecto em Maputo.
Com dimensão internacional, o projecto Música para Todos é desenvolvido por um consórcio de cinco parceiros em Portugal, Angola e Moçambique (nas províncias de Maputo e Cabo Delgado).
No evento cujas palavras de boas-vindas foram dadas pela Directora da Fundação MusiArte – Conservatório de Música e Arte dramática, Stella Mendonça, o gestor do projecto, em Maputo, Adélio Naiene, apresentou os principais resultados e impactos alcançados.
Durante a sessão, dois momentos culturais foram proporcionados, incluindo uma breve actuação da Eco’Band, composta por jovens beneficiários do projecto.
Com efeito, foi destacado que Música Para Todos tem gerado um impacto social significativo, promovendo a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, através da música, oferecendo-lhes formação artística de qualidade, fortalecendo competências pessoais, auto-estima e cidadania activa.
Através da prática musical colectiva, o projecto contribui também para a construção de comunidades mais coesas, resilientes e comprometidas com os valores da cultura de paz.
O Secretário de Estado, Nuno Sampaio, expressou a sua satisfação com o impacto positivo do projecto na vida dos beneficiários e elogiou os resultados obtidos. Reforçou ainda a importância da continuidade da iniciativa, incentivando o fortalecimento da cooperação cultural entre Portugal e Moçambique.
Música Para Todos, acção inserida no PROCULTURA, é financiada pela União Europeia em Moçambique, gerida pelo Camões,I.P, incluindo as embaixadas da Embassy of Ireland Mozambique e da Suíça.