Mundo

União Europeia reafirma apoio a Moçambique no Combate ao Terrorismo

A União Europeia (UE) reafirmou o seu compromisso com Moçambique no apoio à assistência humanitária e no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, durante uma série de encontros mantidos esta semana, em Bruxelas, pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas.

Durante o terceiro dia da sua visita oficial à sede da UE, a ministra reuniu-se com a Comissária Europeia para a Preparação e Gestão de Crises, Hadja Lahbib, que assegurou a continuidade do apoio europeu às vítimas dos desastres naturais e das ações terroristas no norte do país.

No mesmo dia, Maria Manuela dos Santos Lucas teve um encontro com o Comité Político e de Segurança da UE, com quem abordou o reforço do apoio europeu no combate ao extremismo violento em Cabo Delgado, assim como os progressos no processo de estabilização política, incluindo o Compromisso Político para o Diálogo Nacional Inclusivo.

Ainda em Bruxelas, a ministra reuniu-se com Laura Ballarine Cereza, chefe da Missão de Observação Eleitoral da UE para as eleições gerais de 2024 em Moçambique. O encontro serviu para destacar o empenho do Presidente da República na reconciliação nacional e nas reformas da legislação eleitoral em curso.

O último dia da visita, 30 de abril, incluirá encontros com o Comissário europeu para as Parcerias Internacionais, Jozef Sikela, a eurodeputada Hilde Vautmans, presidente da Delegação do Parlamento à Assembleia Parlamentar África-UE, e o Secretário-geral da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).

A visita da Ministra Lucas a Bruxelas teve início no dia 28 de abril e incluiu também reuniões de alto nível com a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Younous Omarjee, e a Conselheira para a Política Externa, Anna-Maria Boura.

As conversações centraram-se na avaliação da cooperação bilateral entre Moçambique e a UE, o papel europeu na estabilização regional, o processo do Diálogo Político Nacional e os esforços internacionais pela paz na Ucrânia.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo