Aprovados instrumentos que vão orientar Diálogo Político Nacional Inclusivo

O Presidente da República, Daniel Chapo, dirigiu, esta quarta-feira, a nova sessão do diálogo político. Chapo avançou que foram elaborados e aprovados o plano de acção para o diálogo político, termos de referência para a selecção, portanto, de personalidades das organizações e a proposta do regulamento para o funcionamento da Comissão Técnica.
“O primeiro instrumento que devia ser elaborado pela Comissão Técnica tinha a ver com o plano de acção. Como é que realmente devíamos trabalhar ao longo deste tempo que está determinado na lei do compromisso para um diálogo nacional inclusivo. Portanto, a Comissão Técnica elaborou este plano de acção, nós analisamos, chegamos à conclusão que o plano de acção está, portanto, em condições”, disse Chapo, acrescentando que o plano poderá ser melhorado se houver alguma necessidade.
O Chefe do Estado disse ainda que o outro instrumento que também foi aprovado é relativo aos termos de referência para a selecção de personalidades das organizações e da sociedade civil, que farão parte do diálogo.
Por fim, foi aprovada também a proposta do regulamento para o funcionamento da Comissão Técnica. Daniel Chapo partilhou que foi alterado apenas um ponto na estrutura, visto que “tínhamos o presidente da Comissão, vice-presidente, depois tínhamos o relator e aparecia uma figura de fiscal”, no entanto, achou-se por bem que a fiscalização devia ser feita por quatro pessoas, que chefiam a Comissão Técnica.