Moza Banco obteve lucro de 4 milhões de meticais no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses do ano, o Moza Banco registou um resultado líquido positivo de 4 milhões de meticais, que de acordo com o banco comercial significa uma melhoria em 51,6 milhões, face ao período homólogo de 2024.
“O banco melhorou, igualmente, os indicadores de liquidez (43,23%) e manteve o rácio de solvabilidade acima dos limites regulamentares”, refere o banco que diz ter disponibilizado no período um crédito total de 463,8 milhões de meticais.
De acordo com o Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, Manuel Soares, citado no comunicado de imprensa, os resultados positivos demonstram a capacidade do banco de adaptação, mesmo em contextos complexos do país.
Porém, no exercício de 2024, o banco fechou com um resultado líquido negativo de 103,8 milhões de Meticais, situando-se muito próximo do ponto de equilíbrio, devido a efeitos extraordinários e exógenos que marcaram o período.
“Ainda assim, os indicadores de solvabilidade e liquidez mantêm-se robustos, com um rácio de solvabilidade de 15,81% e um rácio de liquidez de 37,14%, ambos acima dos mínimos regulatórios”, refere o banco comercial na nota.
O Moza Banco registou um resultado operacional de 1.178 milhões de Meticais em 2024, um ano marcado por desafios conjunturais, incluindo a manutenção das reservas obrigatórias e instabilidade sócio-económica por um longo período.
O volume de depósitos no banco aumentou 16%, correspondentes a 6,8 mil milhões de Meticais e aumento de clientes de 8%, ou seja, para 261.864. No período em análise, o banco concedeu 3,8 mil milhões de meticais em crédito.
“Durante o ano de 2024, o Moza Banco reafirmou-se como o 5º maior banco do país, com quotas de 6,39% em activos e crédito e 6,69% em depósitos”, refere o banco comercial em comunicado de imprensa enviado ao “O País”.