Mundo

Festa do Livro em Gaza homenageia Sebastião Alba

A Festa do Livro em Gaza (FELGA), que decorreu entre 17 de Abril e 3 de Maio, na Cidade de Xai-Xai e no Distrito de Chongoene, em celebração do Dia Mundial do Livro, homenageou o escritor Sebastião Alba, segundo a Associação Xitende, que organizou o evento, um poeta que reúne consensos sobre a sua fineza na escrita que continua a inspirar o mundo através de seus livros.

Assim, foi apresentado aos leitores, sexta-feira, o livro “Todo o Alba”, da autoria de Sebastião Alba, no ginásio do Instituto de Formação de Professores Eduardo Mondlane, na Cidade de Xai-Xai.

O livro “Todo o Alba” foi apresentado a título póstumo, com comentários de Cheina (irmão do autor) e moderação da escritora Deusa d’África.

“Todo o Alba” foi editado em Lisboa, sob a chancela da Imprensa Nacional, em 2023, conta com 560 páginas e reúne textos de livros como: a noite dividida, o ritmo do presságio, o limite diáfano, Albas e ventos da minha alma.

No livro, reúne-se textos publicados em outros livros e também inéditos, bem como os textos com base nos manuscritos recuperados com emendas feitas pelo autor no exemplar que dedica às suas filhas.

Em “Todo o Alba”, adianta a nota de imprensa da Associação Xitende, recupera-se o que foi rasurado pelo autor em 1966, sob o título “poemas e poesias” e publicam-se poemas não incorporados em “a noite dividida”. Em textos de “Albas” e “Ventos da Minha Alma”, foram incorporadas as datas dos fragmentos publicados a partir dos textos que o autor escrevia e entregava às pessoas mais próximas. Para tal, surge o “Todo o Alba”, reunindo todos os textos das edições anteriores e incorporando os textos inéditos e aspectos como datas que não haviam sido inclusos em outras edições, permitindo reencontrar o Alba mais completo e com possibilidades ainda maiores de o compreender, através dos seus pensamentos e a sua compreensão do
mundo que se encontra nestes textos.

A FELGA também esteve no distrito de Guijá, no dia 23 de Abril, com o objectivo de massificar a literatura e promover a leitura. Em parceria com a Escola Básica de Mpelane, realizou um workshop intitulado “Ler para crescer: importância na infância”, orientado pelo escritor Almeida Cumbane, que exerce o cargo de Delegado de Xitende em Chôkwé. O workshop foi realizado no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro. O evento contou com o recital de poesia que foi feito pelos poetas xitendianos, nomeadamente: Mupfana wa Xithokozelo, Acácio Massingue, Edson Pereira e Jordão Domingos.

Ainda nesta edição, no dia 21, a FELGA escalou a Escola Secundária de Inhamissa, na cidade de Xai-Xai, onde realizou uma oficina sobre “benefícios de leitura” orientada por Deusa d’África e Elísio Miambo, e, no dia 17 de Abril escalou a Universidade Save e a Biblioteca Provincial, onde apresentou o livro “Metamiserismo, uma nova escola literária”, da autoria de Deusa d’África e Dom Midó das Dores, apresentado pelo ensaísta José dos Remédios.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo