Houve fumo negro na Capela Sistina: ainda não há Papa

Fumo negro saiu na noite de ontem da chaminé do Vaticano, quando eram 21 horas locais (mesma hora em Moçambique), para indicar que os 133 cardeais eleitores, reunidos em conclave desde a parte da tarde, ainda não chegaram a consenso sobre o próximo Papa. Esta foi a única votação do dia, e a primeira do conclave para escolher o sucessor do Papa Francisco. A próxima será na manhã de hoje, quinta-feira
Os olhos do mundo estavam virados para a chaminé da Capela Sistina. E não foi ontem, quarta-feira, que o mundo conheceu o novo Papa. Com 133 cardeais representando 70 países, começou o conclave para escolha do sucessor do Papa Francisco. Na primeira votação concluída por volta das 21h00 locais, mesma hora em Moçambique, pelos cardeais, saiu a fumaça preta da chaminé, o que indica que o futuro Papa ainda não foi eleito.
O começo
O conclave, processo de escolha do novo Papa da Igreja Católica, começou por volta das 17h45, no horário local (mesma hora em Maputo), na Capela Sistina, nesta quarta-feira, quando os cardeais se isolaram para a votação na Capela Sistina.
Cantaram
No local, os cardeais cantaram o hino em latim “Spiritus Sanctus” e, em um ritual final, os clérigos realizaram um juramento colectivo e individual, prometendo sigilo perpétuo sobre a eleição papal.
A capela entra então em “extra omnes”, ou seja, “todos para fora”. As portas foram fechadas para pessoas de fora, deixando os cardeais votarem.
Os dias
Os conclaves costumam estender-se por vários dias, com várias votações realizadas antes que um candidato obtenha a maioria necessária de três quartos para se tornar Papa. Durante o período, os votantes ficam hospedados em duas casas do Vaticano e fazem o juramento de permanecerem fora de contacto com qualquer pessoa que não participe na votação secreta.
Votação
O conclave ocorre ao longo de quantas rondas de votação forem necessárias. Se os cardeais da Igreja Católica não tiverem escolhido um novo Papa até ao terceiro dia do conclave, então as coisas não estarão a sair como planejado.
Caso a fumaça branca não saia em três dias, as votações serão interrompidas por 24 horas para que os cardeais tenham um período de oração e reflexão.
Entretanto, a fumaça preta era, de certa forma, algo esperado diante do histórico dos conclaves. Nenhum dos dez últimos, por exemplo, acabou na primeira votação. De 1903 para cá, o que chegou mais perto disso foi a eleição de Pio 12, em 1939; quando foi escolhido no segundo dia pela manhã, na terceira sessão de voto.
Dos mais recentes, Joseph Ratzinger tornou-se Bento 16 na quarta votação, e Jorge Mario Bergoglio passou a ser Francisco após a quinta.
A partir deste segundo dia, são duas votações no turno da manhã e duas no período da tarde/noite. Se a primeira votação de cada turno não eleger um candidato, a seguinte começa imediatamente.