Moçambique, Portugal e Japão reforçam cooperação na Expo 2025

Japão e Portugal querem reforçar relações de cooperação com Moçambique a vários níveis. Os dois países estão empenhados em melhorar o plano de acção nos vários sectores em que actuam. Portugal considera que a economia e as empresas são o motor que Moçambique precisa para a sua prosperidade.
As relações de cooperação entre Moçambique e Portugal duram há décadas e abarcam diversos sectores estruturantes para o desenvolvimento dos dois países. Portugal, considera que a economia e as empresas são o motor que Moçambique precisa para a sua prosperidade, sem descurar a solidariedade, respeito, os laços culturais que sobretudo se conectam pelo uso comum da língua portuguesa. Este posicionamento foi colocado à margem da visita que uma delegação de Portugal, chefiada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nuno Sampaio, efectuou ao Pavilhão de Moçambique na EXPO 2025 OSAKA.
“A economia e as empresas podem contribuir para a prosperidade de Moçambique e o desenvolvimento dos dois países sempre em solidariedade… esta nossa parceria longa vai continuar em benefício dos dois povos”,
A visita da Delegação de Portugal ao Pavilhão de Moçambique serve para estreitar as relações históricas e de cooperação nos vários domínios e os resultados tem se mostrado eficazes ao longo do tempo, assim explicou o Comissário Geral de Moçambique na Expo-2025, Riduan Adamo.
“Sabemos que entre Moçambique e Portugal são multifacetadas… a expectativa é que a visita contribua para a boa imagem de Moçambique”.
O Pavilhão de Moçambique recebeu também o Governador da Cidade japonesa de Tottori, que durante a visita falou da necessidade Moçambique e Japão continuarem a estreitar os laços de cooperação a vários níveis para o desenvolvimento dos dois países e salientou que o Japão tem vindo a fornecer assistência a Moçambique em áreas como educação, saúde, recursos humanos, infraestrutura, agricultura entre outras. Mas, apesar dos laços existentes entre os dois países, o Governante japonês refere que há mais por se descobrir sobre Moçambique.
“Viemos ao Pavilhão de Moçambique para melhor percebermos o que este País tem a oferecer ao Japão e ao mundo que se encaixa no âmbito do desenvolvimento sustentável. Depois de apreciar a vossa exposição, achei interessante que os jovens moçambicanos estejam engajados em iniciativas ligadas à inteligência artificial e robótica, isso é importante para o futuro do País”.
Na Expo, que decorre em Osaka, no Japão, Moçambique expõe nove drones artesanais fabricados no país e explora oportunidades de negócios.