Parlamento aprova PESOE 2025

Contra votos das bancadas de Renamo e do MDM, a Frelimo e o PODEMOS aprovaram, neste sábado, o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2025. A Primeira-ministra, Benvida Levi diz que a proposta aprovada é a possível e não a ideal.
No segundo e último dia do debate em torno da proposta de lei do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado, dedicado às perguntas de insistência dos deputados ao Governo, as divergências continuaram notórias. De um lado a bancada da Frelimo a considerar o instrumento como sendo o espelho da realidade e, do outro lado, a oposição reitera que o plano não é, nem de longe, realista.
A primeira-ministra até tentou fundamentar. Porém, com opiniões contrárias, o PESOE foi à votação.
A Frelimo e o PODEMOS votaram a favor da proposta do Executivo de Daniel Chapo, aprovando assim o instrumento. A Renamo e o MDM votaram contra. O PODEMOS, que também reconhece as lacunas do instrumento, diz que votou a favor por ser um partido responsável.
A Frelimo, que suporta o proponente, diz estarem criadas as condições para o Governo trabalhar.
Esta é a primeira vez que o PESOE é aprovado cinco meses depois do início do ano, um facto justificado pelas manifestações pós-eleitorais ocorridas no ano passado, bem como o início do mandato de um novo Governo.