Mundo

Papa Leão XIV clama por cessar-fogo imediato em Gaza e na Ucrânia

Neste domingo, durante a oração do Regina Coeli na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Leão XIV foi calorosamente ovacionado por milhares de fiéis assim que apareceu à janela. O momento foi marcado pelo soar dos sinos em todas as igrejas da cidade.

Na sua primeira alocução dominical como líder da Igreja Católica, o Papa destacou a importância simbólica do dia. “É um dom de Deus que o meu primeiro domingo como Papa em Roma coincida com o do Bom Pastor”, declarou, referindo-se ao trecho do Evangelho de João proclamado na missa, onde Jesus se apresenta como o verdadeiro pastor que conhece, ama e dá a vida por suas ovelhas.

Recordando ainda que neste domingo se celebra o 62.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, e que Roma acolhe o jubileu das bandas musicais e dos espetáculos populares, o Papa expressou gratidão pela presença e alegria dos fiéis. “Obrigado por darem calor à festa de Cristo”, disse.

Ao refletir sobre a passagem bíblica, Leão XIV citou São Gregório Magno, dizendo que “as pessoas correspondem ao amor de quem as ama”, e manifestou a sua alegria por rezar junto com os peregrinos presentes.

Contudo, o momento também foi marcado por um apelo firme à paz. Com visível emoção, o Papa confessou sentir “profunda dor” diante dos conflitos em curso tanto no Médio Oriente como na Europa. “Estou profundamente triste com o que está a acontecer na Faixa de Gaza. Que haja um cessar-fogo imediato. A ajuda humanitária deve chegar à população civil exausta, e todos os reféns devem ser libertados”, declarou Leão XIV, de nome civil Robert Francis Prevost.

Referindo-se ainda à guerra na Ucrânia, o Sumo Pontífice expressou solidariedade com o povo ucraniano, dizendo carregar no coração os seus sofrimentos. E concluiu pedindo “uma paz autêntica, justa e duradoura” para o país.

Quase 100 mil pessoas estiveram presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à primeira oração regina coeli do Papa Leão XIV.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo