Mundo

Governo suspende actividade de cinco empresas mineiras em Manica 

O Governo suspendeu as actividades de cinco empresas mineiras no distrito de Manica, na província do mesmo nome, devido à prática de graves crimes ambientais. As referidas empresas são acusadas de poluição de água na região, e de utilizar produtos químicos perigosos, que têm causado a morte de gado bovino e espécies aquáticas. 

Grande parte dos rios na província de Manica apresentam águas turvas. A situação é preocupante, uma vez que muitos dos rios afectados desaguam na Albufeira de Chicamba, uma das principais fontes de abastecimento de água potável para quase metade da população da província.

O Secretário de Estado de Minas, que visitou algumas empresas mineiras, não gostou do que viu e disse que as actividades dessas empresas têm sido conduzidas sem observância das normas ambientais.

“Saímos daqui com muita indignação, na medida em que a situações que não estávamos à espera, que fossem as empresas a promover. Como sabem, estamos numa situação de poluição dos rios, o que, de certa forma, é um crime ambiental com efeitos imediatos. Significa que tem um impacto ambiental, social e económico (…) Tomamos conhecimento que mesmo os níveis de turvação da água   estão a subir a cada dia, e entendemos que se a prática continuar podemos ter problemas. É importante depreender que o problema não é actividade mineira, mas a maneira como é feita”, disse Jorge Daúdo, Secretário de Estado de Minas  

Daúdo disse ainda não haver, neste momento, espaço para conversas, a não ser suspender as actividades das empresas que estão a atentar contra o ambiente.

“Como Governo, como recursos minerais, nós não podemos deixar isso de ânimo leve, e vamos tomar medidas. Logo a priori, acabamos de suspender, temporariamente,  cinco empresas mineradoras aqui em Manica, enquanto se preparam para ter condições de retomar a actividade”, explicou. 

Além da suspensão das actividades, as empresas vão enfrentar processos administrativos e legais, incluindo a aplicação de multas significativas e indemnizações pelos prejuízos causados às comunidades e ao meio ambiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo