Mundo

HCB vai discutir gestão de barragens no contexto das mudanças climáticas 

A empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai realizar no dia 21 de Maio corrente uma conferência Internacional alusiva aos seus 50 anos. A conferência vai abordar dentre vários temas a  gestão de barragens no contexto de mudanças climáticas.

O evento insere-se nas cerimônias de celebração dos 50 anos da Hidroeléctrica de Cahora Bassa que vão continuar até o fim do ano. O ponto mais alto das celebrações será o dia 23 de junho, data do aniversário da empresa, mas antes está marcada uma conferência Internacional para o dia 21 de Maio, que vai abordar, dentre várias temáticas, a gestão de barragens no contexto de mudanças climáticas.

O painel será composto por individualidades de grande incidência nas matérias, sendo que foram elencados aqui alguns tópicos, nomeadamente um primeiro painel que visa discutir o papel das centrais elétricas no desenvolvimento das economias da região, teremos um segundo painel que é o painel da gestão das hidroelétricas no contexto das mudanças climáticas geradoras de eventos extremos, agora aqui estamos a falar de cheias e secas e particularmente agora nós estamos a falar das secas, pretendemos neste painel discutir como é que as centrais hidroelétricas neste contexto das secas estão a gerir as suas barragens, como é que elas estão a se adaptar às mudanças climáticas.” Explicou Mariano Quinze,  Director de Comunicação da HCB.

Subordinado ao lema “HCB: Ontem, Hoje e o Futuro,Empresa Estruturante e Estratégica”, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa quer envolver entidades da região austral de África e não só na discussão e busca de soluções dos desafios actuais dos sector.

“Contamos que para além dessas empresas que participam neste painel, contamos aqui com um conjunto de convidados, nomeadamente empresas do setor energético nacional e regional que vão estar presentes, aquelas que fazem parte da SAPP, que é a Southern Africa Pool, que é o pool de energia da região, contamos também com académicos, políticos, opinion makers, entusiastas do setor energético nacional e regional. Pensamos que com esta conferência nós podemos estar a dar aqui o nosso contributo na massificação e na disseminação de informação sobre como é que essas empresas do setor energético operam na região” disse.

As actividades de celebração do jubileu HCB vão até o fim do ano e há várias atividades programadas. Com duração de dois dias, são esperadas mais de trezentos participantes e o evento terá lugar na cidade de Maputo.

Depois disso e como forma de continuidade das cerimónias de celebração dos 50 anos da companhia, estão marcadas actividades desportivas e desenvolvimento de projectos de responsabilidade social em todas as regiões do país.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo