Mundo

EUA e Arábia assinam parcerias económicas estratégicas

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, assinaram acordos de parceria económica estratégica, cujos conteúdos não foram revelados. Estes acordos inserem-se na visita de estado de Donald Trump àquele país asiático.

Donald Trump embarcou esta segunda-feira para uma turnê por Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos. Na sua chegada à capital Riad, o presidente dos Estados Unidos foi recebido pelo primeiro-ministro do Arábia, Mohammed bin Salman.

Nesta terça-feira, Trump assinou uma “parceria econômica estratégica” com Bin Salman, embora os detalhes além do anúncio tenham sido escassos. Os dois líderes sentaram-se sob um retrato do Rei Salman enquanto um locutor lia em voz alta os memorandos e acordos sobre energia, defesa, saúde e artes.

Os EUA assinaram uma carta de intenções para ajudar a desenvolver as capacidades das Forças Armadas da Arábia Saudita. Os memorandos envolviam planos de cooperação entre o Ministério do Interior saudita e o FBI, e entre o Ministério da Justiça saudita e o Departamento de Justiça.

Outro memorando prometia cooperação em mineração e recursos minerais entre o Ministério da Indústria e o Departamento de Energia, e outro ainda envolvia pesquisas médicas relacionadas a doenças infecciosas. Outros acordos trataram da cooperação entre as autoridades alfandegárias dos dois países e de um projecto de monitoramento do clima espacial. 

As assinaturas, que tiveram lugar numa sala cerimonial na Corte Real Saudita, aconteceram após uma reunião bilateral e um encontro com o líder saudita, e contaram com a presença dos Secretários de Estado, da Defesa, do Comércio e do Tesouro, além de altos funcionários da Casa Branca, incluindo a chefe de gabinete Susie Wiles. 

O presidente norte-americano disse ter ficado impressionado com o príncipe herdeiro, chamando Bin Salman de sábio para sua idade e elogiou o rei saudita como uma pessoa incrível.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo