“Nyeletinhas” disputam acesso à final do COSAFA sub-17 diante do Malawi

As meias-finais do torneio COSAFA de sub-17, em femininos, na sua edição de 2025, já estão definidas e prometem grandes emoções, nesta sexta-feira, no Estádio Hage Geingob, em Windhoek, Namíbia. Após uma fase de grupos repleta de momentos emocionantes, as selecções de Zâmbia, Zimbabwe, Malawi e Moçambique garantiram as suas vagas e continuam na luta pelo título
A selecção feminina de Moçambique dos sub-17 garantiu lugar nas meias-finais do torneio COSAFA após terminar na segunda posição do seu grupo, assegurando o título de melhor segundo, uma vez que terminou com os mesmos três pontos dos outros dois segundos, nomeadamente Namíbia, no grupo A, e Lesotho, no grupo C.
Porém, o facto de as Nyeletinhas terem tido maior diferença de golos entre marcados e sofridos acabou por pesar para o seu lado. As moçambicanas marcaram 11 golos, fruto da goleada imposta às Maurícias, tendo sofrido quatro golos, na goleada sofrida frente à campeã Zâmbia, terminado com saldo positivo de sete golos.
Ainda assim, foi o mesmo saldo positivo da Namíbia, que marcou 10 golos e sofreu três, mas com desvantagem de ter marcado menos golos que as Nyeletinhas. Lesotho e Botswana, que terminaram com três pontos no grupo C, tiveram menos golos marcados e, consequentemente, saldo negativo de golos.
Assim, Moçambique vai disputar a segunda meia-final do COSAFA nesta sexta-feira, diante do Malawi, que venceu o grupo A com seis pontos, fruto das vitórias sobre Namíbia e Comores, respectivamente, por 3-0 e 6-0, numa partida marcada para as 15h00 de Maputo.
Esta será a segunda vez consecutiva que Moçambique chega às meias-finais, depois de, no ano passado, ter terminado em primeiro lugar no grupo A, com nove pontos, fruto de três vitórias. Nessa fase, perdeu diante do Lesotho à tangente, terminando na terceira posição, numa edição em que a Zâmbia foi coroada campeã da prova, após humilhar Lesotho por 15-0.
Zimbabwe renasce das cinzas e junta-se ao G3!
O primeiro confronto das meias-finais será disputado às 12h00, entre a Zâmbia e o Zimbabwe. A Zâmbia, que dominou o Grupo B com duas vitórias, uma diferença de golos de +13 e um ataque avassalador, enfrentará o Zimbabwe, que protagonizou uma recuperação impressionante no torneio. Após uma derrota inicial contra o Botswana (3-0), o Zimbabwe deu uma resposta contundente ao vencer o Lesotho por esmagadores 12-2 na última jornada do Grupo C.
A estrela da partida foi Mya Munyanduki, que marcou quatro golos e foi eleita a melhor jogadora em campo.
As equipas que saírem derrotadas nas meias-finais terão uma nova oportunidade de se destacar no “play-off” para o terceiro lugar, que será disputado no sábado, 17 de Maio, às 11h00. No mesmo dia, às 14h00, terá lugar a grande final, onde será decidido o campeão do torneio.
O Campeonato COSAFA Sub-17 Feminino 2025 tem sido um palco de talento e competitividade, destacando o crescimento do futebol feminino na região.
Sunila no “onze” da fase de grupos
A jogadora moçambicana Sunila Luckbary é a única Nyeletinha a fazer parte do “onze” ideal da fase de grupos do torneio COSAFA em sub-17 femininos. As boas prestações nos dois jogos, onde marcou um golo e fez quatro assistências, convenceram os organizadores a nomearem Sunila para a equipa ideal.
Duas malawianas, duas zambianas, duas zimbabweanas e mais duas tsanas completam as jogadoras que foram eleitas para a equipa ideal da fase de grupos da prova que terá o seu epílogo no sábado, com a disputa dos jogos de atribuição do terceiro lugar, às 12h00, e da final, quando forem 14h00.