Tarifas de água reduzem em 26%

Reduzem a partir do próximo mês as tarifas de água em todo o território nacional. Segundo a Autoridade Reguladora de Águas, a revisão em baixa será em média de 26 %, no escalão de consumo mínimo.
Uma nova página se abre. A Autoridade Reguladora de Águas anunciou, esta segunda-feira, a redução das tarifas de água potável em todo o país.
Nesta nota, a entidade explica que a decisão foi tomada tendo como base vários factores, com destaque para a necessidade de aumento do acesso ao serviço básico de abastecimento de água, sobretudo para famílias de baixa renda.
Nas cidades de Maputo e Matola, por exemplo, a tarifa para consumo mínimo reduz 79 meticais, ou seja, dos actuais 222 meticais para os consumidores domésticos para 143 meticais por cada cinco metros cúbicos.
Na cidade de Nampula, a tarifa reduz dos actuais 197 meticais para 133. Já na cidade da Beira, a redução foi de 63 meticais, ou seja, passará de 197 para 134. A redução estende-se para entidades públicas como escolas e hospitais.
As novas tarifas entram em vigor no dia 2 de Junho. A Autoridade Reguladora de Águas diz que vai continuar a monitorar o serviço público de abastecimento de água, de modo a criar o equilíbrio entre os fornecedores e consumidores.