Mundo

Ganhos do Standard Bank reduziram em 15% no ano passado

O Standard Bank Moçambique teve um resultado líquido de cerca de 6,1 mil milhões de meticais, o que representa uma redução de 15% em relação ao mesmo período de 2023, quando registou ganhos líquidos de 7,2 mil milhões de meticais. Os dados foram apresentados pelo administrador delegado do banco, Bernardo Aparício, que falava nesta quinta-feira aos jornalistas.

Apesar do decréscimo, o administrador afirma que o ambiente de negócios se mantém robusto e que os eventos sociopolíticos registados no último trimestre do ano passado tiveram grande influência nos resultados financeiros. “Num ano em que tivemos um trimestre com fraca atividade económica, incluindo várias intervenções na taxa de juros  em cerca de 4 a 5 pontos percentuais que, de facto, impactaram o negócio bancário. Infelizmente a redução não foi compensada pelo aumento da carteira de empréstimos nem pelo crescimento económico”, explicou.

Durante o exercício económico, o Standard Bank foi obrigado a aumentar o volume de provisões para manter a solidez do seu balanço. Em 2024, o volume de imparidades cresceu em 25%, o que resultou na alocação de 220 milhões de meticais. O banco justifica que “tal resulta destas contrariedades que impõem um exercício de previsão de risco futuro, apesar de a nossa base de imparidades ser suficientemente robusta para cobrir eventuais perdas”. Ainda assim, o dirigente assegura que a perda por crédito se manteve baixa, em comparação com o mesmo período de 2023.

O Standard Bank considera que as medidas tomadas pelo Banco de Moçambique em 2024 foram importantes para a estabilidade macroeconómica. Diante da tensão e insegurança registadas no país no último trimestre de 2023, o banco central foi forçado a intervir em quatro ocasiões nos instrumentos de política monetária para conter a inflação e evitar o colapso económico. Segundo Bernardo Aparício, estas ações “reforçaram a robustez da nossa economia, mas também ajudaram a adequá-la à nossa capacidade de geração de moeda estrangeira. Quando se redimensionam as importações através da redução da oferta parte da qual foi direccionada para reforçar as reservas, os agentes económicos sentem essas restrições”.

A instituição diz estar empenhada em avançar, a um ritmo desejável, no processo de inclusão financeira, tendo em conta os avanços registados nos mais de 120 países onde está presente. “Vamos continuar a manter infraestruturas físicas, pois ainda há muitos processos em papel e burocracias, que continuam a ser pontos de contacto e venda com os clientes. À medida que os clientes procuram serviços mais complexos, como empréstimos, seguros e poupanças, esses pontos físicos tornam-se essenciais para a interação”, afirmou Aparício.

O administrador reiterou ainda a importância do investimento na carteira móvel e nas soluções digitais. “A interoperabilidade com as carteiras móveis, aliada ao nosso investimento em soluções tecnológicas, permite aos clientes interagirem facilmente com os nossos serviços seja por POS, ATMs ou outras plataformas, reduzindo, assim, a necessidade de infraestruturas físicas”, concluiu.

Em paralelo, o banco registou um lucro líquido de 3,94 mil milhões de meticais no primeiro semestre de 2024, o que representa um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os ativos totais atingiram 168,87 mil milhões de meticais, reflectindo um aumento de 6,25% face ao final de 2023. Este desempenho foi sustentado por uma margem financeira de 7,42 mil milhões de meticais, além de receitas com taxas, comissões e operações financeiras.

O Standard Bank reforçou a sua posição como um dos principais bancos do país ao ser classificado pelo Banco de Moçambique como uma das três instituições de importância sistémica, ao lado do BCI e do Millennium BIM. O reconhecimento destaca o papel fundamental do banco na estabilidade financeira nacional e o seu compromisso com a inovação, a digitalização e o apoio à economia. A combinação de resultados positivos e uma gestão estratégica consolidam a liderança do banco no sistema financeiro moçambicano.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo