Mundo

Chapo apela à promoção da paz, amor e tolerância 

O Presidente da República diz que é preciso ensinar a importância de promover a paz a cada um dos moçambicanos, independentemente da religião. Daniel chapo falava, hoje, durante a celebração da festa da quebra do Jejum, o eid ul fitr.

Durante trinta dias os muculmanos estiveram a cumprir um dos rituais mais importantes da religião, para conexão espiritual, o Jejum.  Neste domingo, um mês depois, os muculmanos reuniram-se na festa da quebra do jejum, chamada eid ul fitr, marcando assim o fim do Ramadã.

O evento contou com a participação do Presidente da República, que destacou a importância da promoção da paz a partir dos núcleos familiares.

“Queria aproveitar esta ocasião que estamos a comemorar o Eid Mubarak, para que cada um de nós seja um mensageiro de amor, seja um mensageiro da paz, entre nós irmãos moçambicanos, isto é muito importante, todos os dias, em casa, com os vizinhos, no bairro, no local de trabalho e em qualquer local onde encontramos (…) E ensinarmos as pessoas, que quando você semeia o amor, semeia a paz, também vai colher o amor e a paz”, disse o Chefe de Estado.  

Para Daniel Chapo só o amor é que pode trazer a concórdia entre os irmãos. “Não  vamos semear a violência, não vamos semear o ódio, não vamos semear a mágoa. Por isso, sem me alongar bastante, queria, mais uma vez, pedir aos nossos irmãos muçulumanos do rovuma ao Maputo, para que possamos trabalhar nessa mensagem de busca de paz, concórdia, harmonia, o amor entre irmãos moçambicanos, do Rovuma ao Maputo. E queria também aproveitar esta ocasião, para que a partir daqui desejar a todos os irmãos muçulumanos, do Rovuma ao Maputo, um Eid Mubarak, que seja um dia de festa, depois dos 30 dias de sacrifício e jejum”.  

E sobre o jejum, o Sheikh Aminuddin Muhammad explica que se trata de uma acção muito mais profunda do que deixar de comer ou beber. 

A efeméride é celebrada numa altura em que o fantasma dos raptos continua a assombrar o país. O Sheik pede uma solução urgente.

Por ocasião da data, o ministério do Trabalho decretou tolerância de ponte, nesta segunda-feira, a todos que professam a religião Muçulmana.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo