Mundo

Motores voltam a roncar nas pistas do ATCM e na Stv Notícias

O Autódromo Internacional de Maputo acolhe neste sábado a primeira corrida da temporada 2025 e a quarta da época do Super Picanto e Bluetech Group M. Os pilotos dizem estar ansiosos por disputar esta prova, enquanto a organização garante segurança dentro e fora das pistas.

Novo ano, nova temporada, mesma prova. É o regresso do roncar dos motores nas pistas do ATCM, na cidade de Maputo, com a disputa da primeira prova anual, mas a quarta da época, do Super Picanto e Blutech Grupo M.

Uma competição que vai contar com mais de 50 pilotos das várias especialidades e provas, que vão procurar ser mais rápidos na pista, apesar da ansiedade que os caracteriza, depois de terem disputado a última prova no ano passado.

É o caso de Mauro Costa, que ano passado travou inúmeras batalhas pelo pódio, que espera que seja uma prova bem disputada. “A expectativa é grande, o desejo de voltar à pista e sentir o cheiro de gasolina e cheiro de borracha do pneu é enorme. Estamos com os preparativos, estamos ansiosos de rever os velhos rivais e os novos rivais para um campeonato, uma nova temporada que esperemos que seja brilhante como a passada”, disse. 

Já Nico Banze, piloto que ano passado conquistou provas internacionais, assegura estar preparado para mais conquistas este ano, internamente.

“Estamos muito bem colocados como Five Star, para aquilo que é nos lugares do pódio, e a nível de modificados, Grupo M, Bluetech, também os nossos dois carros da Five Star estão muito bem colocados nas respectivas classes, portanto vamos tentar dar continuidade daquilo que é o trabalho que temos feito, e como tinha dito antes, a retoma vai ser difícil, mas vamos tentar o possível”, assegura. 

Mas a expectativa não é somente para os mais experientes. Rúben Duvale saltou dos karts para os carros grandes de velocidade e também quer singrar na sua primeira prova. “Vir do kart para os carros é um salto grande, os karts é bem mais pequeno, e nos carros já tem muitas outras componentes que têm que se adicionar à condução, e eu acho que o final do ano passado deu para iniciar, para ganhar experiência, e a expectativa para este ano vai ser a mesma, ganhar experiência como condutor de carro de velocidade, para nas provas futuras sempre estar a melhorar e apanhar mais oportunidades em geral”, disse o jovem piloto.

A organização das provas no ATCM diz que tudo está garantido para que a segurança dos pilotos e dos assistentes seja efectiva, para que a festa dos motores não tenha nenhum incidente, segundo garantias de Nuno de Sousa.

“Devemos ser os primeiros a implementar toda a segurança disponível, e querendo com isto dizer, vai desde os carros aos espectadores, à segurança dos espectadores, à segurança das crianças dentro do recinto do ATCM”, disse destacando ainda a festa que se quer celebrar.

“É uma festa para ser vivida, é uma festa para a gente vir de manhã e sair à noite, e sair à noite com os olhos cheios de carros, de barulho, de pilotos a celebrar e de festa. Isso é o que a gente quer. E cada vez mais nos nossos eventos, todos eles, na velocidade, no drift, no drag, nos karts, em todos eles, nós queremos cada vez mais crianças envolvidas. Não queremos pessoas a fazer corridas fora do circuito do ATCM”, frisou Nuno de Sousa. 

Já a ZAP, principal parceiro na transmissão do Super Picanto e Blutech Grupo M, quer continuar a manter sua presença nos grandes eventos desportivos nacionais.

“A ZAP é uma empresa moçambicana e como tal, está comprometida em desenvolver a sociedade moçambicana, portanto, o desporto é um dos pilares da ZAP, tanto a ZAP como o desporto”, realçou Vanda Langa, directora de Marketing da ZAP. 

Para Vanda Langa, com o apoio que a ZAP presta nas provas do Super Picanto, “estamos a reafirmar o nosso compromisso com o desporto. Na medida em que nós estamos a apoiar a massificação, o apoio e a divulgação do desporto”.

A primeira prova do Super Picanto deste ano terá lugar este sábado no ATCM e com transmissão em directo na Stv Notícias.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo