Moçambique já tem laboratórios de saúde pública em todas as províncias

Moçambique já possui laboratórios de saúde pública em todas as províncias, com o último sendo inaugurado em Gaza no final deste mês. O ministro da Saúde, Ussene Isse, destacou, durante a reunião anual da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI) em Maputo, o papel do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, que foi recentemente eleito como centro de excelência para a África pelo África CDC.
O ministro também abordou os desafios globais de saúde, incluindo mudanças climáticas, conflitos armados e o aumento de desigualdades, que agravam surtos e epidemias, especialmente em países de baixa renda. Ele defendeu reformas nas agendas globais de saúde para fortalecer os sistemas nacionais e promover a cooperação multilateral.
A reunião, com o tema “O papel dos institutos nacionais de saúde pública na promoção de sociedades saudáveis e resilientes”, foca na identificação de soluções científicas para melhorar a saúde pública, além de discutir doenças com potencial para futuras pandemias, como a gripe H5N1.