Município reabilita passeios degradados em Tete

O município de Tete está a reabilitar os passeios, ao longo das principais ruas e avenidas da cidade, que se encontram muito degradados. A intervenção inicial abrange as vias que estão praticamente intransitáveis devido ao estado acentuado de degradação.
Um conjunto de passeios, de diversas artérias da cidade de Tete, começou, há dias, a ser reabilitado, no quadro de uma iniciativa municipal, que visa a melhoria das condições de circulação e de mobilidade pedonal.
Alguns utentes louvam a iniciativa do município, mas outros questionam as más condições das estradas, onde estão a decorrer as obras de reabilitação e manutenção dos passeios.
“Devia ser primeiro a estrada, porque nós os automobilistas passamos mal mesmo. Quando chove, aqui é um assunto, mas o serviço é deles e não temos como. Mas, a iniciativa é bem vinda”, disse um automobilista.
Os munícipes pedem igualmente melhorias das condições das vias de acesso nos bairros fora da zona cimento, cuja transitabilidade é deficitária devido ao excesso de crateras e buracos
“Seria bom também que esse trabalho fosse aos bairros, para agradecer ao povo que votou no presidente César de Carvalho. Não basta só fazer o trabalho dentro do cimento, tem que sair para fora”, recomendou um munícipe.
A edilidade, através do pelouro de infraestruturas e trânsito, reconhece o problema e explica que o plano irá abranger todas as ruas e avenidas da cidade, cuja transitabilidade está condicionada.
“Como podem ver, nesta avenida, estamos a requalificar. Para ter acesso a um estabelecimento comercial, temos que ter em conta que temos essas pessoas com deficiência, por isso vamos deixar também algumas rampas, para facilitar a mobilidade dessas pessoas com deficiência”, avançou o vereador de infraestruturas e trânsito da cidade de Tete.
A edilidade diz ainda que os trabalhos de requalificação dos passeios incluem o alargamento das faixas de rodagem e colocação de pavé em locais tidos como críticos.
“Além de melhorar os passeios, estamos também a alargar a estrada, que antes tinha 12 metros e agora passa a ter 13. Contudo, não estamos a impedir a mobilidade de munícipes ou de pessoas com deficiência. Significa que ainda temos passeios que dá para a sua circulação”, acrescentou o vereador.
O município de Tete não avança o orçamento para execução das obras , mas garante conclusão até meados deste ano.