Munícipes da Beira clamam por ruas melhoradas nas zonas suburbanas

Circular por algumas artérias da cidade da Beira constitui, actualmente, um autêntico desafio aos automobilistas e aos peões. Apesar de a edilidade estar empenhada em reabilitar as principais rodovias, há estradas no Chiveve que, há mais de cinco anos, não beneficiam de nenhuma intervenção.
O Conselho Municipal da Beira tem estado empenhado, há mais de 10 anos, na reabilitação de inúmeras rodovias em vários bairros, dos 26 existentes, recorrendo a pavês, facto que está a facilitar a movimentação de pessoas e bens das suas residências para outros pontos. No entanto, há zonas em que as vias de acesso não registam nenhuma intervenção há bastante tempo, as ruas não têm um sistema de drenagem das águas pluviais e o capim tomou conta delas, dificultando sobremaneira o movimento de pessoas e bens.
A situação torna-se mais crítica no período chuvoso. Aliás, choveu intensamente na Beira, nos últimos três dias, pelo que o cenário, no local, é mau.
Os munícipes pedem a intervenção do município para colmatar o problema.
Quisito Oliveira é mototaxista, mas, no último sábado, usou uma bicicleta para realizar a sua actividade, devido à situação que danifica as motorizadas.
Noutros bairros, os automobilistas queixam-se, igualmente, do estado das vias, que, para eles, contribui para a danificação precoce das suas viaturas.
Mário João, motorista de um transporte semicolectivo de passageiros, disse que o estado de algumas estradas prejudica a sua actividade.
O município da Beira diz que está ciente dos desafios que os munícipes de alguns bairros enfrentam diariamente para se locomoverem, tanto a pé como usando qualquer meio de transporte. Para Albano Carige, a solução vai surgindo gradualmente de bairro em bairro.
O edil da Beira, Albano Carige, adiantou que o trabalho nas estradas de terra batida vão exigir mais agressividade por parte do município, para garantir a sua durabilidade.
Albano Carige deixou ficar a promessa de que o processo de reabilitação das estradas em referência irá arrancar, gradualmente, logo que passar a presente época chuvosa. Na cidade da Beira, existem cerca de 600 quilómetros de estradas, e apenas a metade é pavimentada.