Mundo

Taça de Moçambique em acção no fim-de-semana

As zonas centro e norte disputam, este fim-de-semana, os jogos dos oitavos-de-final da Taça de Moçambique ZAP, com jogos aliciantes e de destaque. No sul joga-se pelo play-off que vai ditar o quinto jogo, numa região em que o Incomáti de Xinavane garantiu lugar nos “oitavos” e vai defrontar o Costa do Sol

Dez jogos corporizam a disputa dos oitavos-de-final da Taça de Moçambique ZAP, a segunda maior competição futebolística do país, com jogos de destaque e que vão fazer cair alguns dos colossos do futebol moçambicano.

Pela zona sul serão dois jogos do play-off que vai definir o último jogo dos oitavos-de-final, com o Maxaquene a ter pela frente o Bila Shoping da Massinga, este sábado, no campo do Costa do Sol. Fernando Judite será o árbitro do encontro.

Na Matola, concretamente na Arena Lalgy, no domingo, será o encontro entre os Desportivos: o da Matola contra o de Maputo. Um embate de muitas incertezas onde um deles vai cair, podendo a equipa do Moçambola (Desportivo da Matola) ou o histórico do futebol moçambicano (Desportivo Maputo). Eduardo Chissano é o homem escolhido para ajuizar o jogo.

Quem garantiu presença nos oitavos-de-final é o Incomáti de Xinavane, que no play-off de acesso venceu o ESFA de Boane, na quarta-feira, por 5-4 na marca das grandes penalidades, depois do empate a um golo no tempo regulamentar. Os “açucareiros” vão defrontar o Costa do Sol nos oitavos-de-final da prova.

Matchedje de Mocuba vs UD Songo aquece zona centro
Na região centro joga-se o acesso aos quartos-de-final com um apetecível jogo entre Matchedje de Mocuba e União Desportiva de Songo, domingo em Quelimane.

Pese embora sejam favoritos a vencer o jogo, os “hidroeléctricos” terão que provar em campo a sua supremacia e prova de ser equipa do Moçambola, diante dos “militares” que vão montar todo arsenal para parar toda energia da HCB.
Um jogo que será ajuizado por Feliciano dos Santos e que vai ditar a saída de uma equipa que tem aspirações de chegar longe, independentemente de quem seja.

O Chingale de Tete, por seu turno, tem um teste de doer na sua caminhada à estreia no Moçambola, quando receber, no domingo, o Estrela Vermelha da Beira, uma equipa acostumada a dar luta aos seus adversários.

Deverão fazer das tripas os corações os “canarinhos”, caso queiram avançar na competição, num jogo com pito de Berton Lifiando.

Quem tem tarefa quase facilitada é o Textáfrica de Chimoio que recebe em casa, na Soalpo, no domingo, a desconhecida equipa do Planície de Mpánduè de Tete. Os “fabris” do Planalto tem todas condições para sairem com a vitória e a qualificação na mão, num jogo que terá Artur Alfinar como árbitro.

Por seu turno, o Ferroviário da Beira tem um jogo não menos facilitado quando receber o Matchedje de Chimoio, este domingo no Chiveve. Akil Marcelino tem a oportunidade de rodar os jogadores, sem descurar de possíveis surpresas que podem acontecer na Taça de Moçambique, diante de uma equipa que quer surpreender. António Chivavel foi nomeado para este jogo.

Equipas do Moçambola digladiam entre si no norte
No norte do país é onde haverá, certamente, choros e dissabores, tendo em conta que há dois jogos entre equipas do mesmo escalão, nomeadamente dois jogos de equipas do Moçambola e um jogo de equipas da segunda divisão.

Em Nacala, o Desportivo local recebe o Baía de Pemba, num jogo em que uma das equipas do Moçambola vai dizer adeus a uma das competições para se concentrar no campeonato nacional. Trata-se de duas equipas que já se defrontaram quatro vezes, a dividirem entre si vitórias, com duas para cada lado, e curiosamente pelo mesmo resultado de 1-0. Nélson Valdez terá, de certo, muitas dificuldades para ajuizar a partida, no sábado.

Já no domingo, também em Nacala, há embate entre dois Ferroviários: de Nacala e de Lichinga. Também duas equipas do Moçambola que vai ditar a queda de uma delas. No confronto directo, os “locomotivas” de Lichinga tem vantagem, já que venceram quatro dos seis jogos disputados com o seu adversário, incluíndo o último jogo disputado em Nacala.

Mas taça é taça e todas equipas querem vencerem, por isso avizinha-se uma partida difícil, não só para as duas equipas, mas também para Amisse José, que vai apitar.

Teste de fogo terá o Ferroviário de Nampula nesta eliminatória, quando for a Lichinga defrontar as Águias Especiais locais, uma vez que terá que provar a sua grandeza e estatuto de favorito, perante uma equipa pronta a surpreender. Cacilda Fernando é chamada a fazer uma boa actuação como juíza do encontro.

Finalmente o embate entre equipas da segunda divisão, entre Desportivo de Pemba e Sporting de Nampula. Claramente sem vencedor antecipado, até porque as duas equipas são principais nas respectivas províncias.

Será Nélson Uanasse a ajuizar o jogo e vai ter que estar de olhos abertos para não ser surpreendido pelas equipas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo