Lucro do Millennium bim caiu em 3,9 mil milhões de Meticais

O lucro do banco Millennium diminuiu de 7,2 mil milhões em 2023 para 3,3 mil milhões de Meticais em 2024, revelou hoje o banco em comunicado. O resultado foi influenciado por factores extraordinários, como imparidades.
Depois de anos seguidos de aumento de lucros, o banco Millennium bim anunciou nesta segunda-feira que registou um resultado líquido de 3.309 milhões de Meticais em 2024, depois de 7.211 milhões obtidos em 2023.
Trata-se de uma redução do lucro do banco comercial na ordem de 3,9 mil milhões de Meticais em um ano.
“Esta variação foi influenciada por factores extraordinários, nomeadamente:
a recuperação significativa de uma exposição de crédito em 2023, que levou à reversão de 2,6 mil milhões de Meticais em imparidades, com impacto positivo no resultado do ano; o aumento, em 2024, de 2,1 mil milhões de Meticais em custos com imparidades para dívida pública, em resultado da revisão em baixa do rating das emissões do Estado em moeda nacional”, refere a instituição bancária.
Contudo, o banco sublinha que sem o efeito dos referidos factores extraordinários, teria alcançado em 2024 um resultado líquido equivalente ao do ano anterior, demonstrando a solidez do seu desempenho operacional.
Embora o lucro do banco tenha reduzido, o Millennium bim diz ter fechado o exercício de 2024 reafirmando a sua solidez financeira, evidenciada por um rácio de solvabilidade de 36,7%, acima do mínimo regulamentar de 12%.
“Este indicador reflecte a robustez dos capitais próprios do banco e a sua capacidade de resistir a desafios económicos, mantendo um posicionamento forte e estável no sector bancário moçambicano”.
Na semana passada, uma classificação do Banco de Moçambique colocou em terceiro lugar o banco comercial Millennium bim em termos de importância no sistema financeiro, depois BCI e Standard Bank.