Vaticano marca escolha do novo Papa para 7 de Maio

O Conclave para a escolha do novo Papa foi marcado para o dia 7 de Maio. A decisão foi anunciada, na noite desta segunda-feira, pelo Vaticano, após uma reunião entre cardeais, que decorreu a portas fechadas.
A escolha do novo Papa poderá ser feita por 135 cardeais, todos com menos de 80 anos de idade, pertencentes a 71 países.
Sete de Maio foi a data escolhida durante a quinta reunião, após o falecimento do Papa Francisco, para escolher o novo líder da Igreja Católica.
Depois de anunciar a data nesta segunda-feira, o Vaticano informou que os cardeais decidiram pelo fechamento da capela Sistina, lugar que vai acolher o conclave, para o início dos preparativos da votação.
Segundo o Vaticano, a cerimónia será antecedida de uma celebração eucarística solene, com a presença dos cardeais eleitores. No período da tarde, eles seguirão em procissão solene até a Capela Sistina.
Ao final da procissão, cada cardeal eleitor prestará juramento, onde se comprometem a cumprir fielmente o Ministério, caso sejam eleitos e a manter sigilo absoluto sobre tudo relacionado ao pleito.
Segundo normas da Igreja Católica, para validar a eleição de um novo Papa são necessários votos de uma maioria de dois terços dos cardeais eleitores presentes. Se o número total não for divisível por três, será necessário um voto adicional.
Após a contagem dos votos, todas as cédulas são queimadas. Se a votação for inconclusiva, uma chaminé posicionada sobre a Capela Sistina emite fumaça preta. Se um novo papa for eleito, fumaça branca sairá da chaminé.
O conclave terá início após nove dias de luto, pelo falecimento do Papa Francisco, seguindo assim, as normas da Igreja Católica.