Lançada primeira pedra para ampliação do Terminal de Contentores do Porto de Maputo

O terminal de contentores do Porto de Maputo vai aumentar de capacidade dentro de dois anos. Para o efeito, foi lançada, nesta quarta-feira, a primeira pedra para as obras de ampliação.
Este momento simboliza o início dos trabalhos para ampliação do Terminal de Contentores do Porto de Maputo.
As obras serão levadas a cabo neste local, onde o terreno já está preparado e as máquinas, posicionadas.
O ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, foi quem procedeu ao lançamento dos trabalhos.
“É nossa expectativa que cada dólar investido gere valor acrescentado para Moçambique, em conhecimento, inovação, inclusão e bem-estar. Que seja um investimento responsável, onde o crescimento económico caminhe de mãos dadas com a inclusão e sustentabilidade ambiental”, disse o ministro.
A empreitada inclui a expansão do pátio de armazenagem de contentores e aprofundamento do cais, que vai permitir ao Porto de Maputo receber navios de maiores dimensões.
Adicionalmente, serão instaladas mais de 700 tomadas para contentores frigoríficos para alavancar o crescimento das exportações agrícolas, particularmente de citrinos do Limpopo na África do Sul e de Massingir, em Moçambique.
Com a ampliação, o ministro dos Transportes e Logística diz que o Porto de Maputo deve manter-se como eixo estratégico do crescimento económico.
“Este investimento deve ser uma âncora para o desenvolvimento do país, que se traduz em mais postos de emprego, novas oportunidades para PME e contínua formação tecnológica e digital.”
Os trabalhos estão avaliados em 164 milhões de dólares, o equivalente a 10,3 mil milhões de Meticais.
“Nos últimos três anos, nós investimos três biliões de dólares em infra-estruturas e capacidades logísticas em África, e esse é só o começo. Pretendemos investir mais três biliões de dólares no desenvolvimento de mais infra-estruturas e logística”, disse Mohammed Akooje, representante da DP World.
As obras de ampliação do Terminal de Contentores do Porto de Maputo terão a duração de dois anos.