Mundo

Brice Nguema assume o poder no Gabão

O general Brice Clotaire Oligui Nguema tomou posse como presidente do Gabão este sábado, após conquistar quase 95% dos votos nas eleições de 12 de Abril. 

Nguema, de 50 anos, venceu a eleição com 58.074 votos, o que representa 94,85% dos votos expressos, de acordo com os resultados finais anunciados pelo Tribunal Constitucional.

Esperava-se que ele vencesse a eleição, sendo amplamente visto no país centro-africano como o homem que pôs fim à dinastia Bongo, que governou o país por mais de 50 anos. Nguema, ex-chefe da Guarda Republicana do país, derrubou o presidente Ali Bongo Ondimba há quase dois anos. Após o golpe, os soldados proclamaram Nguema, primo do presidente deposto Ali Bongo Ondimba, como presidente de um comitê de transição para liderar o país.

Muitos acusaram a família Bongo de viver no luxo financiado pelo petróleo enquanto grande parte da população enfrentava dificuldades. A posse foi realizada no estádio Angondjé e contou com a presença de vários líderes africanos de destaque, incluindo o presidente Felix Tshisekedi, do Congo, e o presidente Paul Kagame, de Ruanda, que têm mantido negociações de paz nos últimos meses devido ao conflito em curso entre as forças congolesas e os rebeldes apoiados por Ruanda no leste do Congo.

A eleição deste ano foi vista como crucial para os 2,3 milhões de habitantes do país centro-africano, um terço dos quais vive na pobreza, apesar de sua vasta riqueza petrolífera. Nguema conquistou apoio com uma plataforma anticorrupção e prometeu desenvolver o país, concentrando-se em promessas-chave de campanha, como a melhoria do setor de saúde, a construção de estradas e a criação de empregos para os jovens.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo