Mundo

Rita Freitas já não é Inspectora-Geral da INAE

Rita Freitas já não é Inspectora-geral da INAE. Conhecida pela sua postura rigorosa liderando operações que culminaram com o encerramento de alguns estabelecimentos comerciais com problemas de higiene, Freitas foi exonerada do cargo no mês passado.

É fim do ciclo de Rita Freitas à frente da Inspeção-geral Nacional das Actividades Económicas, instituição que dirigiu durante nove anos. Em despacho datado de 28 de Abril, o Ministério da Economia anuncia a cessação das funções de Freitas. 

Ao longo do seu reinado, Rita Freitas destacou-se pela sua postura rigorosa na liderança dos processos de inspecção aos estabelecimentos comerciais e, sobretudo, de restauração. Na lista destacam-se os restaurantes Continental e Cristal, ambos na Cidade de Maputo.

Com mão dura e por vezes mexendo com algumas estruturas nevrálgicas, em 2017, por exemplo, Freitas mandou encerrar 20 estabelecimentos em todo o território moçambicano devido às más condições de higiene.

Em 2020, no auge da COVID-19, a escalada de Freitas atingiu as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), onde mandou encerrar a casa de banho de um avião no qual estava a bordo e que tinha como destino a província de Nampula. O motivo era o de sempre, falta de higiene.  

Na hora da despedida, Maria Rita Freitas diz sair com o dever de missão cumprida.

“Este período foi, sem dúvida, de grande aprendizado, e tenho a certeza de que ficarão boas recordações da nossa interacção, profissionalismo, companheirismo e cumplicidade. Juntos, tivemos o privilégio de trabalhar na formação e orientação dos nossos agentes económicos para garantir o cumprimento das legislações, normas e regras que regem o nosso país, com o objectivo de servir cada vez melhor o consumidor”, lê-se em comunicado.

Eduardo Jane é o novo Inspector-geral da Inspecção Nacional das Actividades Económicas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo