Mundo

Renamo diz ter localizado alguns guerrilheiros integrados no DDR

A Renamo garantiu, esta sexta-feira, na cidade da Beira, que parte considerável dos 251 antigos guerrilheiros que estavam alegadamente em parte incerta, depois de serem desmobilizados no âmbito do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros desta força política, já contactaram o partido. Por outro lado, a “perdiz” garante que há esforços para a localização de todos, tendo em vista acelerar o encerramento de reinserção social.

O membro sénior da Renamo e antigo Secretário-Geral do partido, André Magibire, anunciou, no passado dia 17 de Abril, que a perdiz desconhecia o paradeiro de 251 guerrilheiros desmobilizados no âmbito do DDR.

Na noite desta quinta-feira, 8 de Maio, Magibire referiu que parte considerável dos guerrilheiros já foram localizados. “Queremos agradecer, desde já, os órgãos de comunicação social que difundiram massivamente aquela informação. Estamos a receber chamadas dos próprios desmobilizados”, argumentou.

No entanto, Magibire não entrou em detalhes em relação ao número de guerrilheiros que já contactaram o partido, tendo dito apenas que “nós não gostaríamos de adiantar os números concretos. O que queremos dizer é que estamossatisfeitos com o andamento do processo”

Quando questionado pelo “O País” sobre onde se encontravam os desmobilizados, Magibire referiu que “sempre estiveram cá” e que o problema “era a falta de comunicação”, frisou.

“Como disse naquele dia, uns porque perderam os seus telefones ou porque trocaram números. No acto da desmobilização, era feita a entrega de telefones e números.Alguns deles perderam aqueles números”, acrescentou.

André Magibire falava à imprensa no final de uma cerimónia de indicação de um novo delegado da Renamo, na Cidade da Beira, em substituição do anterior que em Dezembro do ano passado foi afastado pelos membros deste partido, alegando que o mesmo era arrogante e que foi culpado pela estrondosa derrota da perdiz em Sofala.

Num processo que chegou a atingir um cenário de violência verbal, foi indicada uma comissão de gestão consensual entre a liderança do partido e os membros da Renamo Sofala.

A comissão foi oficialmente exonerada antes da tomada de posse do novo delegado, nomeado pelo líder da Renamo, Ossufo Momade. Coube a André Magibire anunciar o novo delegado, neste caso João Carlos Gaspar Pereira, apelando, ainda, aos membros do seu partido a estarem unidos. “Precisamos cultivar a coesão. Nós precisamos de estar unidos”, exortou.

O novo delegado deixou promessas dema gestão transparente dos fundos alocados ao partido e promover uma culturade prestação de contas à Comissão Política Provincial. “É minha pretensão ser um delegado político de todos. Obrigado”, prometeu João Carlos Gaspar Pereira.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo