
O Presidente da República, Daniel Chapo, dirigiu uma mensagem de reconhecimento aos enfermeiros por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado hoje. Chapo destacou o papel central dos profissionais de enfermagem no Sistema Nacional de Saúde e no desenvolvimento sustentável do país.
Sob o lema internacional deste ano – “Nossos Enfermeiros, Nosso Futuro. Cuidar do Enfermeiro Fortalece Economias” – o Chefe do Estado destaca a importância estratégica da valorização da enfermagem para a prosperidade de Moçambique.
“Esta efeméride constitui uma ocasião de elevada importância para expressarmos, em nome do povo moçambicano e do Governo da República, a nossa mais sincera homenagem a todos os profissionais de enfermagem que, com dedicação, resiliência e espírito de serviço, desempenham um papel indispensável na protecção e promoção da saúde pública”, lê-se no comunicado da Presidência da República.
A mensagem presidencial sublinha o impacto diário e silencioso dos enfermeiros nas comunidades moçambicanas, desde os postos de saúde das zonas rurais até aos blocos operatórios dos grandes hospitais urbanos.
“A sua entrega não conhece limites: cuidam com competência, acolhem com empatia e confortam com humanidade”, refere a mensagem do Chefe do Estado.
Chapo garante ainda que o Governo vai continuar a investir no fortalecimento da classe, com enfoque em melhores condições de trabalho, formação contínua, reconhecimento da carreira e bem-estar profissional.
“É nossa convicção que cuidar de quem cuida é investir no capital humano e garantir o alicerce para uma nação mais saudável, produtiva e próspera”, declarou.