Terceiro volume de “Espíritos Quânticos” reúne moçambicanos e portugueses

A escritora Virgília Ferrão encontra-se a organizar o terceiro volume da antologia “Espíritos Quânticos”. Para o efeito, são convidados os escritores portugueses, com ou sem obra publicada, a submeter um conto para o projecto, desde que escreva (ou seja traduzido) para a língua portuguesa.
Na chamada aberta a 1 de Maio, vigorando até dia 30 de Julho, serão seleccionados entre quatro a seis autores portugueses, os quais irão juntar-se a outros autores moçambicanos contemplados na iniciativa.
Os contos submetidos devem ser inéditos, em formato word, com o máximo de 10 (dez) páginas, em A4, Times New Roman 12, espaço 1.5. Os contos podem ser escritos em qualquer género ou subgénero literário, desde que contenham elementos da ficção especulativa, podendo incluir ou misturar, não se limitando, os géneros da fantasia, ficção científica, terror sobrenatural, história alternativa, afrofuturismo, utopias e distopias, cyberpunk, black-tech, entre outros.
A análise das submissões será conduzida por uma equipa do blog literário Diário de uma Qawwi e os autores seleccionados serão contactados por email até 15 de Agosto. O resultado da seleçcão será igualmente divulgado no blog do Diário de uma Qawwi, que, igualmente, vai editar a antologia, a ser comercializada em Moçambique e em Portugal.
Cada autor seleccionado terá direito a um honorário simbólico correspondente a 12 euros e a um exemplar grátis da antologia. Os exemplares poderão ser levantados pelos autores nos locais em Moçambique e em Portugal, a serem indicados aquando do lançamento da antologia, previsto para o ano de 2026.
O Diário de Uma Qawwi é um blog literário moçambicano criado em 2018 e registado em 2021, como editora independente.
Desde a sua criação, o blog tem-se dedicado a apoiar o desenvolvimento de novas formas de produção literária, com especial ênfase na ficção especulativa. A antologia “Espíritos Quânticos” nasceu com o intuito de mostrar que o continente africano também é lugar de futuros imaginados, mundos fantásticos, tecnologias avançadas, sociedades utópicas e distópicas, com narrativas contadas a partir de uma linguagem e identidade cultural próprias.
A antologia conta até o momento com dois volumes e perto de quarenta e cinco nomes da literatura africana, incluindo Carlos dos Santos, Déborah Cardoso Ribas, Lucílio Manjate, José Luís Mendonça, Nick Wood, Mélio Tinga, Mia Couto, Vera Duarte, Wole Talabi e Zukiswa Wanner.
O projecto sempre quis se expandir para além do continente africano. “Acreditamos que a língua portuguesa é um território fértil para este género e, finalmente, temos a oportunidade de concretizar esta aspiração. ‘Espíritos Quânticos Volume 3: Ficção Especulativa Moçambique – Portugal’ pretende unir vozes de autores destes dois países, criando um diálogo intercontinental que enriqueça este género literário”.