Mundo

UE aprova 17.º pacote de sanções à Rússia

União Europeia aprovou, hoje, um novo pacote de sanções contra a Rússia, para pressionar o país a assinar um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. Trata-se de uma decisão que surge numa altura em que a Europa ameaça aumentar sanções.

Com o actual pacote de sanções da União Europeia à Rússia, totalizam agora 17 mecanismos de pressão aplicados àquele país para assinar um acordo de cessar-fogo definitivo na guerra contra a Ucrânia.

De acordo com a agência Lusa, o actual pacote visa enfraquecer Moscovo e o financiamento da guerra. Por sua vez, o Notícias ao Minuto escreve que a Europa poderá aplicar mais sanções se Moscovo não concordar com uma trégua.

O novo pacote de restrições abrange navios da frota fantasma, com os quais o regime russo tentava contornar as restrições ocidentais ao comércio de petróleo. Surgem ainda novas proibições a mais indivíduos e entidades.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, a 24 de Fevereiro de 2022, a União Europeia tem sancionado pessoas e entidades russas, incluindo o presidente Vladimir Putin e o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Sergey Lavrov.

Há também proibições de viagem, congelamento de bens e fundos. Prevê-se que o pacote 17 de sanções contra a Rússia seja aprovado oficialmente nesta terça-feira, na reunião dos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo