Mundo

Dane Kondic lidera comissão de gestão da LAM

Uma nova comissão de gestão tem a missão de reestruturar a LAM e torná-la sustentável. É presidida por Dane Kondic, de nacionalidade australiana e sérvia.

É mais uma tentativa de salvação da companhia de bandeira nacional, LAM. Depois da Fly Modern Ark tentar, a varinha mágica está agora com um homem de dupla nacionalidade. Chama-se Dane Kondic, tem 60 anos de idade, é da Austrália e Sérvia.

Tem 12 meses para reestruturar a companhia aérea e garantir o seu crescimento sustentável. Kondic vai alicerçar-se de sua experiência de 35 anos na aviação para fazer a empresa Linhas Aéreas de Moçambique voar o mais alto que puder.

No seu vasto currículo, consta que entre  2021 – 2024, Dane Kondic foi CEO e Presidente do Grupo EuroAtlantic Airways e I-Jet Aviation; De 2013 a 2018 foi CEO e Presidente da Air Serbia, onde conduziu a reestruturação e o reposicionamento da companhia, expandindo a sua frota de aeronaves 4 para 21.

De acordo com uma nota informativa da LAM, a nomeação de Dane Kondic é uma decisão estratégica, depois de sucessivas tentativas de resgate falhadas.

“Kondic reúne os requisitos técnicos, a liderança e a visão estratégica necessários para conferir solidez e credibilidade ao processo em curso… sua integração visa assegurar uma condução profissional… mas também evitar abordagens experimentais e promover a transferência estruturada de conhecimento às equipas moçambicanas que permanecerão na LAM”, lê-se na nota.

Na nova equipa de gestão está também Lucas Francisco, como vogal para a área financeira e comercial. É moçambicano, tem 46 anos de idade, uma licenciatura em Gestão e 24 anos de experiência nas áreas de gestão, contabilidade e auditoria.

Entre 2017 e 2023, foi director financeiro da Hidroelétrica de Cahora Bassa, onde liderou a venda de 7,5% das acções da empresa na Bolsa de Valores de Moçambique.  Entre outros, Francisco já ocupou o cargo de administrador financeiro na British American Tobacco em Moçambique, Angola e Zimbabwe,  entre 2010 e 2017.

O terceiro homem confiado é Hilário Devis Tembe, que será vogal para a Área Operacional e Técnica, tem 60 anos de idade e 35 de experiência na área de aviação.

Na LAM, exerceu os seguintes cargos: Director de Operações de Voo; Chefe dos Departamentos de Formação e de Operações de Voo;  Examinador Designado no Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM).

Outra novidade é a formação de um Conselho de Administração Não Executivo na LAM, composto por: Tomás Matola – PCA da HCB; Janfar Abdulai – PCA da EMOSE; Agostinho Langa Júnior – PCA dos CFM

Este órgão, não remunerado, vai supervisionar a Comissão de Gestão e tem a missão de orientar o processo de transformação com transparência e responsabilidade. Para a contratação do gestor definitivo da LAM será lançado concurso público internacional.

De acordo com a nota  da LAM, a reestruturação visa responder aos desafios que a companhia tem enfrentado nos últimos anos, entre os quais, a obsolescência de parte da frota, as dificuldades financeiras e a crescente concorrência no sector da aviação.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo