Que role a bola. Moçambola vai começar!

O campeonato nacional de futebol vai, finalmente, arrancar, neste sábado, 17 de Maio, tal como sempre foi anunciado pelo presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr. O jogo inaugural será disputado na Arena Lalgy, em Tchumene, entre a Black Bulls e o Ferroviário da Beira. Serão, ao todo, 26 jornadas até ao fim da prova, que se espera que termine em Novembro ou Dezembro
Vai rolar a bola do Moçambola neste sábado, com o arranque da prova há muito esperado e desejado, mas que, devido à conjugação de vários problemas, entre logísticos e financeiros, andou tremido.
Um arranque que será festejado em vários cantos onde haverá jogos da primeira jornada da competição.
“Touros” e “locomotivas” de Chiveve abrem as “portas”
Black Bulls vs. Ferroviário da Beira não é apenas o grande jogo da jornada, mas é, também, o jogo inaugural do Moçambola 2025, a ter lugar na Arena Lalgy, neste sábado, a partir das 15h00.
Trata-se de um jogo entre os dois últimos campeões nacionais, nomeadamente Black Bulls, que conquistou a edição passada, e o Ferroviário da Beira, que venceu a prova de 2023, curiosamente ambos com o mesmo treinador: Hélder Duarte.
Não foi por acaso que, na antevisão deste jogo, Hélder Duarte tenha dito que seria um jogo especial para ele, até mesmo porque reconhece o valor dos “locomotivas” de Chiveve, as suas aspirações e objectivos, mesmo tendo trocado praticamente de plantel desde a sua saída.
São duas equipas que já se defrontaram por oito ocasiões para o Moçambola, mais uma vez para a Supertaça, com os “touros” a levarem vantagem com quatro vitórias, três delas no Moçambola, a última delas no ano passado, e outra vitória na Supertaça, enquanto os “locomotivas” de Chiveve venceram apenas um jogo, curiosamente o que praticamente deu o título de 2023, no mesmo palco do jogo de sábado, por 1-3.
Há ainda registo de quatro empates entre ambos, o último deles na última partida que disputaram juntos, em Setembro do ano passado, no “caldeirão” do Chiveve.
A Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, CNAF, elegeu os melhores árbitros de elite para este jogo, com Celso Alvação a ser o homem do apito, enquanto Arsénio Maringule e Zacarias Baloi serão os assistentes, com Maria Mabote a ser quarto árbitro.
Mais quatro jogos no domingo
A primeira jornada prossegue no domingo, com a disputa de quatro jogos em Maputo, Nampula, Nacala e Tete.
O Costa do Sol, que vai estrear Baciro Candé no Moçambola, vai receber em sua casa o resgatado Textáfrica, com ambições de iniciar da melhor forma possível a competição, de modo a sempre estar nos lugares cimeiros.
Quem também quer iniciar da melhor forma possível é o Ferroviário de Nampula, que não terá tarefa facilitada na recepção à Associação Desportiva de Vilankulo, no Estádio 25 de Junho.
Mais dificuldades terá a União Desportiva de Songo, vice-campeã nacional da época passada e finalista vencido da Taça de Moçambique, quando se deslocar a Nacala para defrontar o Ferroviário local.
Ainda que tenha vantagem no confronto directo, já que venceu oito jogos contra cinco dos “locomotivas” de Nacala, os “hidroeléctricos” têm a desvantagem de terem perdido os dois últimos jogos em Nacala, e, por isso, as cautelas são redobradas, apesar de ter um plantel que inspira confiança.
Já o primodivisionário Chingale de Tete, que terá de encontrar um campo para acolher os seus jogos, uma vez que o seu campo foi reprovado, vai receber o Desportivo de Nacala no jogo mais equilibrado da tarde de domingo.
É que qualquer uma das equipas pode sair com a vitória no jogo, sendo, por isso, de um resultado imprevisível.
Um jogo na segunda e outro na terça-feira
A primeira jornada encerra-se na terça-feira, com a realização do jogo entre o Desportivo da Matola, que vai ser recebido neste regresso, mais de 14 anos depois do Moçambola, pelo Baía de Pemba.
Com as duas equipas afastadas da Taça de Moçambique, todas as atenções estão centradas no Moçambola e a procura pelos melhores resultados inicia-se logo na primeira jornada.
Mas antes, na segunda-feira, haverá um duelo entre “locomotivas”, nomeadamente de Maputo e de Lichinga, no Campo de Afrin, na Matola.
JOGOS DA PRIMEIRA JORNADA
SÁBADO, 17 DE MAIO
Black Bulls vs Fer. Beira
DOMINGO, 18 DE MAIO
Costa do Sol vs Textáfrica
Fer. Nampula vs AD Vilankulo
Fer. Nacala vs UD Songo
Chingale vs Desp. Nacala
SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO
Fer. Maputo vs Fer. Lichinga
TERÇA-FEIRA, 20 DE MAIO
Desp. Matola vs Baía de Pemba